quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ônibus “Paraense”

Os transportes públicos surgem na França por volta de 1826, realizando o transporte de passageiros entre o centro da cidade de Nantes e os banhos públicos. O termo ônibus parece vir do local onde os carros faziam o ponto final, diante de uma chapelaria, cujo dono, Omnes, em um jogo de palavras com seu próprio nome, denominou Omnes Omnibus, "tudo para todos". Em outras versões da história, porém, ônibus simplesmente decorre de voiture omnibus ("carro para todos")

No caso da capital da província do Pará, este tipo de transporte coletivo, somente veio à luz no ano de 1850, marcando sua estréia com o inicio das festividades de Nossa Senhora de Nazaré. Seu construtor e empreendedor foi Manoel Martins da Costa Serra, que implantou esse serviço cômodo e útil para a população paraense e batizou seu transporte de PARAENSE.

O “Paraense” permitia o transporte de 12 pessoas ao mesmo tempo, com comodidade, fazendo sua linha do Largo de Sant’Anna ao arraial de Nazareth, entre os horários de 6 da tarde e uma da manha, pela módica quantia de 500 rs por trecho. Era puxado por 4 cavalos e o unico incomodo era que não saia se houvesse chuva!

Mais uma inovação nas terras do Pará!

Nenhum comentário: