segunda-feira, 7 de junho de 2010

A IGREJA E A FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE


As origens da Igreja da Santíssima Trindade em Belém remontam aos primórdios do século XIX.

Nas proximidades do que é hoje a Avenida Almirante Tamandaré, residia um português de nome José Antônio Abranches, que através de seu trabalho e dedicação conseguiu construir uma pequena fortuna. Este súbdito português era devoto da Santíssima Trindade e juntamente com outros elementos da sociedade paraense deliberou construir uma igreja para sua devoção, requerendo somente á Câmara municipal o terreno onde seria erguido o templo, pedido este que foi aceito.
José Abranches formou a irmandade da Santíssima Trindade e deu início a construção da igreja no ano de 1802. Mesmo com o seu falecimento as obras não foram suspensas e o novo templo católico no ano de 1813 já se encontrava em fase final de construção, contendo um altar-mór e quatro arcos nas paredes laterais, indicando os lugares onde no futuro deveriam se edificar mais 4 altares. Ocorre porem que somente no ano de 1814 a igreja foi aberta para o culto, no dia consagrado a Santíssima Trindade.
A decoração da igreja ficou a cargo dos seus fieis que mandaram buscar em Lisboa o painel indicativo do orago da igreja e os paramentos e fogos para a solenidade.

Já no ano de 1822, uma das devotas da igreja Dona Maria Simôa, transferiu para um altar próprio a imagem de Nossa Senhora do Rosário do Barreiro, imagem esta que foi conduzida com toda solenidade pelo vigário da igreja de Santana José Joaquim Martins
O numero de fieis era cada vez mais crescente e deste modo no ano de 1840, através de Lei provincial a igreja foi elevada a categoria de Freguesia e recebeu sua inauguração no ano de 1843, sendo seu primeiro vigário o padre Manuel Vasques da Cunha e Pinho, que presenteou a igreja com uma pia batismal que ate hoje pode ser vista.

Mesmo antes de a igreja receber a elevação para freguesia, o seu numero de fieis já era bastante considerável e deste modo sua irmandade elaborava um grande festejo em homenagem a Santíssima Trindade, que consistia em uma procissão, elevação do mastro e novenas e festejos com musica no largo da igreja.
Apesar de se considerar que os festejos iniciaram desde a construção da igreja, a documentação mais antiga e indicação destas comemorações remota ao ano de 1840, uma publicação no jornal 13 de maio.

A festa da SS Trindade é chamada por vários autores o Rei dos Domingos, por causa do grande mistério que é objeto dela, e foi por este grande mistério que nos primórdios da igreja, não existia uma dada especifica para se festejar a SS Trindade, haja vista que, não era conveniente consagrar um só dia a um mistério que lhe interessava louvar e bendizer todos os dias da vida. Somente no século X, depois da insistência de muitos devotos, a igreja concordou com a festa e mesmo assim somente 4 séculos depois o Papa João XXII fixou a data como sendo o primeiro domingo depois de Pentecoste.

Mesmo diante de toda essa importância e da freqüência que estes festejos recebiam, o templo da SS Trindade caiu em ruínas, sendo fechado no ano de 1894 e passando a funcionar a paróquia na Igreja do Rosário dos Homens pretos. Nesse mesmo ano, no dia 14 de outubro, foi colocada a primeira pedra da capela-mór pelo monsenhor José Gregório Coelho, porem coube ao padre Miguel Inácio iniciar os trabalhos de restauração da igreja.

Mesmo com o fechamento da Igreja, as comemorações continuaram a ser executadas e realizadas no largo da Igreja.
Somente no ano de 1842, foi a Igreja da Santíssima Trindade reaberta ao culto, tendo dado a benção solene ao templo e as imagens monsenhor Antonio Cunha, sendo a primeira missa, depois da inauguração celebrada pela alma do senador Cipriano Cunha.
Uma igreja e um festejo que apesar dos percalços, sempre esteve no coração dos paraenses.

2 comentários:

Ianê P.Bezerra Lameira disse...

Quer saber? Dentro daquilo a que se propõe, este é o melhor Blog que encontre.muito bem escrito e elaborado.Como paraense, me sinto presenteada com todo o informativo histórico-político-cultural do nosso Estado e da tão linda cidade de Belém do Pará, assim como das tantas outras. Soure também foi presenteada com uma foto, fico lisonjeada. Obrigada meu primo.

Unknown disse...

Aprecio muito o seu trabalho. Com o intuito exclusivo de colaborar (pois estou fazendo uma pesquisa buscando corrigir os meus próprios erros em relação ao histórico da minha Paróquia), creio que você incorreu em ligeiro equívoco em relação à data da publicação mais antiga sobre a Festa da SS Trindade: se o celebrante foi Monsenhor Miguel Ignacio não poderia ser o ano de 1840, assim como não poderia ser 1842 o ano da reabertura. Erros de digitação, com certeza, pois sou testemunha de seu empenho como pesquisador.
Walbert Monteiro