segunda-feira, 6 de abril de 2009

Desembargador Antonio Bezerra da Rocha Moraes


Nasceu em Bragança, sendo filho de Francisco Bezerra da Rocha Moraes e D. Leonarda Maria da Conceição Bezerra . Fez seus estudos secundários na capital da Província. Posteriormente embarcou para Recife onde cursou a faculdade de Direito, titulando-se Bacharel em 1871. Neste mesmo ano retorna ao Pará, onde vai assumir a promotoria publica da capital, por ato de 19 de dezembro.

No desempenho de sua função na promotoria, foi designado em 31 de julho de 1873, para desempenhar a função de juiz municipal de Soure. Vai ser nomeado em 6 de junho de 1874, com posse no dia 22 do mês seguinte, para desempenhar a função de juiz municipal em Belém.

Era conhecido por seu temperamento forte, estando desde muito novo envolvido em conflitos pessoais, tendo entrado em desentendimento com companheiros de faculdade. A partir de 1878, passa a ser inimigo de seus irmãos Demetrio Bezerra da Rocha Moraes e do coronel Francisco Bezerra de Moraes Rocha. Esse desentendimento ocorreu devido à disputa eleitoral em Soure.Este conflito perdurou por muitos anos, ocorrendo uma verdadeira guerra, onde os órgãos de imprensa de cada partido defendiam um dos lados.

Como chefe do partido conservador de Soure, acaba por entrar em conflito com o chefe do Partido Católico da Villa, o Reverendo J. Esperança. Conflito este que chega, ao confronto físico, no dia 4 de janeiro de 1880 .

O Dr. Antonio Bezerra da Rocha Moraes, exerceu o mandado de deputado geral pela província do Pará, sendo membro do partido conservador.

Foi nomeado juiz em igarapé-mirim, da 1ª entrância, em 23 de agosto de 1886, entrando assim na carreira da magistratura. Vai retornar a Soure, em 22 de agosto de 1890, em 2ª entrância.

Com a proclamação da Republica vai assumir a função, através de nomeação, de 1° presidente do Conselho de Intendência de Soure, se mantendo de 1889/1890.

Exerceu a Chefia de Policia em Belém, por nomeação de 1 de julho de 1898, se mantendo no cargo ate 17 de janeiro de 1899. Foi neste período que estalou o caso Vitoria de Paula de Soure.

Em 19 de junho de 1891, de acordo com o que estava expresso na nova Constituição Estadual, foi baixada a nova organização do judiciário e por decreto de 20 de junho de 1891 o Dr. Antonio passa a ser membro do Tribunal Superior de Justiça, no posto de desembargador, aonde vai manter-se por 10 anos. Retirou-se por motivos de moléstia, no dia 17 de abril de 1901, não tendo mais condições de voltar às atividades judicantes.

Foi delegado do Brasil ao Congresso reunido na “Société Genéral des Prisions” de Bruxelas, em 19 de Abril de 1899. Publicando posteriormente o Trabalho: “Os Systemas Penitenciários”
“Estudo sobre os Systemas Penitenciários”.

Costumava escrever para o jornal “A Folha do Norte”, sobre assuntos de Direito penal.

Juntamente com os irmãos era proprietário de terras no Marajó, no município de Soure. No ano de 1884, buscando a melhoria de seus rebanhos, manda buscar em Holstein (Hamburgo), novilhos de raça, gado este que chega a província a bordo do vapor “Maranhese”

Casou-se com Dona Florisbella, tendo os seguintes filhos: Dario, Antonio, Mario , Malvina , Florisbella, Olympia, Angela, Lucilla e Anna Bezerra.

Viaja por alguns anos pela Europa, buscando melhoria em seu estado de saúde, vindo posteriormente a se estabelecer na capital da Republica. Faleceu em 27 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro, sendo embalsamado e seu corpo enviado para Belém, onde foi sepultado em Mausoléu próprio no Cemitério de Santa Isabel.

8 comentários:

Ianê P.Bezerra Lameira disse...

Gostei muito de conhecer a História de meus ascendentes. Muito bom, nunca me senti tão informada à respeito.
Gostaria de saber quem foram os pais do meu avô e seu bisavô José Bezerra ( Velho Zeca ) e qual era seu nome completo.
Primo! não esqueça de fazer seus comentários no meu Blog Ostras azuis, gosto muito do seu estilo, aliás, você é muito bom nisto!

Ione disse...

O ANTONIO BEZERRA DA ROCHA MORAES era avõ de minha avó (REGINA BEZERRA DE MIRANDA). Minha avó era filha da MALVINA, filha do Antônio Bezerra da Rocha Moraes. Gostaria de saber mais sobre minha bisavó. Por favor poste seu e-amil para que eu possa manter contato.

Ianê P.Bezerra Lameira disse...

Primo qual o parentesco com o nosso avô?

Thiago Bezerra Vianna disse...

Boa tarde Ione.

Tenho algumas informações sobre o teu ramo da familia. Sei quem era a tua avó e acho que tenho alguns dados tambem sobre ela. Es filha de qual dos filhos da D.Regina? Teu avô era o Carlos Silva não era?
O meu e-mail pessoal é o Thiago_vianna@hotmail.com
Voces vivem em Belém ainda?
abraços

Thiago Bezerra Vianna disse...

Prima Iane,
O Dr. Antonio Bezerra era irmao do Dr. Demetrio Bezerra, marido da sinha Rita.
abraços

Ianê P.Bezerra Lameira disse...

Primo, é isto que eu não entendo, o nome do meu tataravô, marido da Sinhá Rita era Demétrio da Rocha Bezerra de Moraes ? Então porque o nome do nosso avô, o seu filho, era José Nunes Bezerra?

Magaly disse...

Sou bisneta de Demétrio e Sinhá Rita, neta de Maria de Lourdes Bezerra Acatauassu, meu pai é Mauricio Bezerra Xavier e estou pesquisando sobre meus ancestrais e quem puder me mandar fotos e relatos eu agradeço. Já possuo algumas fotos que herdei de dona Rita inclusive sua identidade original e testamento, cartas e outros. Obrigada Magaly Brito Bezerra Xavier

Augusto Cesar de Pinho Pinheiro disse...

Caros amifos e parentes. Sou bisneto de Antonio Bezerra da Rocha Moraes e de Mairs Florisbella de Almeida, pais de minha avó materna Lucilla (Lucia)Bezerra de Pinho, e filho de Cecília Stella (Cecy) de Pinho Pinheiro. Tenho algumas informações sobre a família de minha avó, que telvez ajudem a alguns de vocês a juntar as pedras desse quebra-cabeças. Minha avó tinha como irmãos: José,Mario,Dario, Anna, Florisbela (Flor), Olympia, Nydia e, se não esqueci de algum, Malvina. Tiva a oportunidade de conhecer alguns deles e seus filhos. Para a prima Ione, tenho também algumas informações sobre a Tia Malvina (1875-1948), faleceu um ano antes de meu nascimento: Ela foi casada com Reynaldo Miranda (1873-1926)e teve muitos filhos: Regina (avó da Ione), Moacyr, Renato, Alayde, Arnaldo, Diomedes, Amynthas, Celina, Marina, Darina, Lucia e Hilda. Por serem primos-irmãos de minha mãe conheci alguns deles, com os quais tive uma relação muito próxima, principalmente com o "tio" Renato, Alayde (Lalá), Lucia e Hilda, e alguns sobrinhos deles que são da minha geração. Se quiserem mais informações meu endereço de e-mail é: acppinheiro@terra.com.br.Grande abraço