quarta-feira, 13 de maio de 2009

Antonio Acatauassú Nunes


Antonio Acatauassú Nunes, nasceu na cidade de Belém, em 31 de Março de 1861, sendo o filho primogênito do dr. Antonio Gonçalves Nunes e de Rita Gonçalves Acatauassú, que posteriormente receberam o titulo de nobreza de Barão e Baronesa de Igarapé-Mirim.

Na cidade de Belém, executou seus estudos primarias e secundários, sobre a orientação de seu pai. E quando no momento de escolher a carreira que iria seguir, optou pela mesma do genitor, a advocacia. Com esse intuito matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife onde se graduou em Direito, no ano de 1882, mesma turma em que se formou o jurista Clóvis Beviláqua.

Ao retornar para Belém, ingressou na magistratura, desempenhando a função de juiz substituto, sendo posteriormente nomeado para a função de Juiz Federal do Pará, onde se manteve até a aposentadoria.

Contraiu núpcias com Laura Rodrigues Campos, sua prima e filha do engenheiro Antonio Joaquim de Oliveira Campos. O casal teve diversos filhos, entre eles o Dr. Antonio Acatauassú Nunes Filho, prestigiado medico e professor catedrático da Faculdade de Medicina do Pará, Laura Campos Acatauassú Nunes, Candida Acatauassú Nunes, Raul Acatauassú Nunes, Genaro Acatauassú Nunes e Paulo Acatauassú Nunes

Exerceu a função de Procurador Geral do Estado e junto ao Colégio Paes de Carvalho, foi representante do governo federal como delegado.

No ano de 1901, juntamente com outros bacharéis de direito e membros do poder judiciário do Pará, fundou o Instituto Teixeira de Freitas, órgão responsável a tomar as medidas no sentido de realizar a fundação da Escola Livre de Direito. Em 31 de março de 1902, foi oficialmente instalada a Faculdade Livre de Direito. Nesta instituição era professor catedrático de Direito Comercial, sendo ainda seu primeiro Diretor.

Em 1908, estava no poder o governador Augusto Montenegro, que se encontrava em conflitos com o seu partido, liderado por Lemos. O Dr. Antonio Acatauassú Nunes, filiado ao partido e amigo intimo de Antonio Lemos, acreditava que seria indicado para a sucessão governamental, uma vez que também mantinha estreitos laços de amizade com o atual governador. Em agosto uma lista tríplice foi apresentada, sendo o Dr. Acatauassú Nunes o primeiro da lista, porém a escolha de Montenegro recaiu sobre João Coelho, o que levou com que o Antonio Acatauassú Nunes, cortasse relações com ambos.

Posteriormente ao incidente da sucessão Antonio Acatauassú Nunes, foi eleito, duas vezes, consecutivas, senador estadual.

Em 30 de julho de 1927, Antonio Acatauassú Nunes faleceu no Rio de Janeiro, sendo seus restos mortais transladados para a capital do Estado do Pará e conservados no mausoléu do Barão de Igarapé Mirim, no cemitério da Soledade.

Um comentário:

Ianê P.Bezerra Lameira disse...

Muito bom, muito bom mesmo, adorei seu Blog, muito informativo, elucidador e interessante!!