segunda-feira, 11 de maio de 2009

Assembléia Provincial de 1850

Normalmente, em minhas pesquisas, utilizo constantemente a obra de Ernesto Cruz, a História do Poder Legislativo do Pará – 1835/1930. Nesta fascinante obra, são enumerados os membros que fizeram parte, do poder legislativo no Pará, havendo raras ausências, fruto da inexistência de fontes. Uma destas lacunas, diz respeito ao ano de 1850, ao qual resolvi preencher.

O Periódico que ficou responsável neste ano pela publicação das atas da Assembléia Provincial, foi o Planeta, ao qual encontrei alguns exemplares na Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português. No dia 2 de maio era publicada a apuração geral dos votos, e assim ficava constituída a casa Legislativa:

1. Dr. José Joaquim de Pimenta Magalhães
2. Dr. João Maria de Moraes
3. João José de Deos e Silva
4. Manoel Roque Jorge Ribeiro
5. Joaquim Marianno de Lemos
6. Pedro Miguel de Moraes Bittencourt
7. Andre Corsino Benjamin
8. Dr. Manoel Gomes Correa de Miranda
9. Dr. Joaquim Fructuoso Pereira Guimarães
10. Dr. Ambrozio Leitão da Cunha
11. Dr. João Baptista Gonçalves Campos
12. Dr. José da Gama Malcher
13. Antonio Agostinho de Andrade Figueira
14. João Wilkens de Mattos
15. João Diogo Clemente Malcher
16. José Coelho da Motta
17. José Joaquim da Gama e Silva
18. Padre Victorio Procopio Serrão do Espírito Santo
19. José Estevão Ferreira Guimarães
20. Antonio Ricardo de Carvalho Penna
21. Bispo Diocesano D. José
22. Chantre Raimundo Severino de Mattos
23. José Pinto de Araujo
24. Domingos Borges Machado Acatauassú
25. João Augusto Correa
26. Manoel Thomaz Pinto
27. Conego Eugenio de Oliveira Pantoja
28. Joaquim José da Silva Meirelles

Suplentes:

1. José do O’ de Almeida
2. Manoel Lourenço de Souza
3. João Lourenço de Souza
4. Dr. João Antonio Alves
5. Francisco Pedro Gurjão
6. Aniceto Clemente Malcher
7. Manoel Fernandes Ribeiro
8. Dr. Augusto Thiago Pinto

Na própria sessão preparatória, que ocorreu a 30 de setembro de 1850, a listagem já possuía alteração, o primeiro suplente já encontrava-se entre os deputados, ocupando o lugar pertencente a João José de Deus e Silva, que havia falecido antes do inicio das reuniões da Assembléia.

Nesta mesma sessão foram eleitos para presidir e secretariar a casa:

Dr. João Maria de Moraes – presidente
Andre Cursino Benjamin – 1º secretario.
João Diogo Clemente Malcher – 2º secretario.

No percurso das sessões foram sendo substituídos os seguintes deputados eleitos: o Dr. José Joaquim de Pimenta Magalhães, uma vez que encontrava-se ausente da província, o Bispo Diocesano D. José , que encontrava-se em visita pastoral, o Dr. João Baptista Gonçalves Campos e Padre Victorio Procopio Serrão do Espírito Santo, por questões meramente políticas, e os cidadãos Joaquim José da Silva Meirelles, José Pinto de Araujo e Manoel Thomaz Pinto, por não comparecerem as sessões.

Em substituição passaram a ocupar as cadeiras da assembléia, Manoel Lourenço de Souza, João Lourenço de Souza, Manoel Fernandes Ribeiro e Dr. Augusto Thiago Pinto e Aniceto Clemente Malcher.

4 comentários:

Marco Miranda disse...

Prezado:
Meu nome é Marco Miranda e tenho grande intersse nas coisas paraenses, especialmente de Bragança, Capanema, Igarapé-Miri e Quatipuru.
Meus antepassados foram todos dessa região. da Família Corrêa de Miranda de Andrade Pinheiro.
Vc teria alguma coisa a respeito deles?
Desde já agradeço.
Marco Miranda

Thiago Bezerra Vianna disse...

Boa Noite,
Desculpe a demora para responder, mas somente hoje vi a mensagem. Sou historiador e costumo trabalhar com famílias paraenses por isso conheço as duas famílias as quais pedes informação. Tanto a Família Correa de Miranda como a Família Pinheiro são, bastante conhecidas em suas regiões, desde o inicio do século XIX.
A Família Correa de Miranda é oriunda de Igarapé Mirim, mas com ramificações na Ilha do Marajó, com constante presença na capital (Belém), visto que eram latifundiários, mas intimamente ligados com a política. Possui vários membros conhecidos e envolvidos com a política, como os irmãos Rogério e Renato Correa de Miranda, Pedro Honorato e o Barão de Cairari. Uma família bastante extensa e com uma complexa arvore genealógica, devido a uma seqüência de casamentos entre primos. Alguns trabalhos já foram realizados sobre a família, mas muita coisa ainda falta ser investigada e, muitos pesquisadores, ainda trabalham com elementos desta família, ainda mais os que se envolvem na complexa rede de casamentos e da historia da família do século XIX na Amazônia.
No caso da Família Pinheiro, eles são bastante conhecidos, por se envolverem em política e também pela parte intelectual, tendo como elemento proprietários de jornais no século XIX e escritores, isso se teu ramo for o ramo do padre Leandro Antonio Pinheiro, que foi prefeito de quatipuru ( se não me engano foi ate um dos imortais da APL) e que descendia da mesma família que o Dr. Antonio Pinheiro, político da primeira metade do século XIX. Essa família é da zona Bragantina, que envolve também, Quatipuru, Capanema e Primavera.
Como não tenho idéia da tua genealogia e como disse, são uma família bastante extensa e com muitas ramificações somente posso te repassar, de momento, estas noções gerais. Se me informares algum elemento especifico posso ver o que tenho nos meus arquivos,
Atenciosamente,
Thiago Vianna

Marco Miranda disse...

Prezado:
A origem de minha família vm, basicamente, de duas regiões do Pará: Igarapé-Miri, onde meu avô Amadeu Corrêa de Miranda era neto do Barão de Cairari e de Capanema/Quatipuru, onde minha avó era filha do Coronel Cezar Augsuto de Andrade Pinheiro, primo de Leandro Antonio Pinheiro.

Anônimo disse...

Estou pesquisando minha arvore genealógica e cheguei até Antonio Ricardo de Carvalho Prnna será que há algo em sua pesquisa que possa ajudat-me a ir mais fundo? obrigado marcospenna@ig.com.br