terça-feira, 28 de junho de 2011

Um Artigo do Dr. Gilmancio

Hoje resolvi transcrever um dos artigos do autor original do Álbum dos Juvêncio, o Dr. Demétrio Bezerra da Rocha Moraes, que assinava com o pseudônimo de Gilmancio.
Dr. Demétrio era um dos membros do partido Liberal e fazia forte oposição aos membros do partido conservador, estando entre um dos seus principais inimigos o Dr. Heraclio Vespasiano Fiock Romano, a quem esta carta é dirigida.

                                                              Ao sr. Dr. Juvencio Fleck

                                                                                  Quem tem a roupa rasgada não se expõem ao frio
                                                                                                                                                                                                        Gilmancio

Agradecido a v. exc. pela graciosa atenção com que me fez notar as faltas e omissões do meo álbum, devo confessar que, tendo escrito sobre a perna e circunscripto ao rodapé deste jornal, somente procurei apanhar os traços gerais do caráter de v. exc. Não pretendi escrever a sua biografia completa; ainda é muito cedo, v. exc. está moço. Mas se v. exc. deseja que desde já sejam dadas a publicidade as bases da celebração do seo centenário, eu o farei sob as suas vistas.
Por exemplo, v. exc. me dirá se eu devo falar do azar que arrebata durante a noite aquillo que a gente arranja durante o dia. Se devo tratar daquela audaciosa esperteza que a velha Gertrudes denunciou ao chefe de policia. Se sera proveitoso contar a historia daqueles terrenos que certo cavalheiro fez cercar por engano e d’aquelles outros que o mesmo cavalheiro deo a registros sito, em Marajó. Se convirá que eu diga o que significa um fiock entre os garotos & & &.

Todas estas cousas darão um grosso volume, mas prometo escreve-lo com toda consciência, em 15 dias.

Aposentado com casa mesa e luz, sobra-me tempo para procurar as razões pelas quaes v. exc. não tem aposento nem garrotes para capar.
Veja v. exc. quanto é melhor caçar dotes do que esperar o chorrilho das sortes.
Veja v. exc. quanto é melhor capar garrotes do que capar as paradas com medo do doublé.
Emfim exm. Sr., o meo particular amigo David Freire que eu muito estimo e aprecio, pedio-me que protestasse contra a afirmação de v. exc. no que se refere aos negócios da alfandega.
Diz ele que v. exc. quando veio para esta província já era homem feito,
                                                                                     De v. exc. admirador
                                                                                                                          Gilmancio

Fonte: Liberal do Pará – 14 de maio de 1882

As disputas dos políticos de hoje, são mera brincadeira de criança perto das insinuações e ofensas proferidas nessa época.

Nenhum comentário: