terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Dr. Gama Lobo - O 1º Oftalmologista do Brasil


O celebre oculista nasceu na cidade de Monte Alegre na Província do Pará, em 1835. Seus pais desejavam que seguisse a carreira jurídica, porem desde novo Manoel da Gama Lobo, mostrou-se inclinado as funções medicas, e desta forma em 1853, matriculou-se na Faculdade da Bahia, onde iniciou o curso de medicina, mas o finalizando no Rio de Janeiro.
Resolveu completar seus estudos na Europa, tendo freqüentado os hospitais de Paris, Londres, Vienna, Berlim e Bruxelas, tendo como mestres homens como Jaeger, Arlt, Sichel, Desmarres, Graufe e Bowman.
Ao retornar ao Brasil, realizou, pela primeira vez no Brasil, a operação de iridectomia, para a cura de glaucoma, além de introduzir no pais as operações de tumores lacrimais, praticando também pioneiramente a tridesis na catarata luxada, no kerotocones e nas cataratas zonulares. Sendo, em 13 de abril de 1863, eleito membro efetivo da Academia Imperial de Medicina. Não foi somente nas mesas cirúrgicas que o Dr. Gama Lobo, destacou-se, durante sua vida, escreveu dezenas de artigos e quarenta livros, que foram de grande importância e enriquecedores ao mundo acadêmico brasileiro. Este notável médico, também efetuou estudos sobre a febre amarela.
Dr. Gama Lobo, faleceu em 7 de junho de 1883, em viajem ao Brasil, a bordo do navio que o transportava, sendo sepultado em Lisboa. Este paraense, pouco conhecido, atualmente, em sua época honrou a terra que o viu nascer, escrevendo seu nome nos anais de medicina e da historia.

Nenhum comentário: