terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Três Panelas Vazias


O Reservatório Paes de Carvalho foi construído no inicio do século XX, durante o governo de Augusto Montenegro. Apesar de toda a sua beleza e elegância, a sua utilização foi de pouca duração, sendo por motivos estruturais desativado.
Leandro Tocantins, em sua obra Santa Maria de Belém do Grão Pará, nos descreve a imagem e o encanto desta obra, que apesar de não desempenhar sua função primordial encantava os olhos: “quem chegava a Belém de Vapor uma das primeiras coisas que distinguia era a caixa d`Água, que chegou a personalizar a cidade, assim como o Pão de Açúcar, a Torre Eiffel, a Estatua da Liberdade, marcam o Rio, Paris e Nova York.(...). E nada havia mais alto do que a caixa d`Água” (Tocantins, 1987 pág. 347).

Apesar de não funcionar o reservatorio ganhou o apreço popular, “os Atos Oficiais chamavam na RESERVATÓRIO PAES DE CARVALHO mas o povo apelidou-a de Três Panelas Vazias” e continua “quando soava as sirenes dos carros de bombeiro, os Belemenses diziam ironicamente: Incêndio na caixa d´Água!”. (Tocantins , 1987 pág. 347)

Aqui vai mais uma recordação desta obra que já não pode será apreciada na capital do Estado, e os homens que a idealizaram

1- Dr. Augusto Montenegro – Governador do Estado
2- Dr. João Coelho, presidente da camara dos deputados
3- Engenheiro Raimundo Vianna, secretario de obras
4- Engenheiro Innocencio Hollanda, Eng. Fiscal de Obras
5- Coronel Theodomiro Martins, deputado estadual
6- Engenheiro Francisco Bolonha, contratante da obra
7- Engenheiro Loius Bégon, Auxiliar do engenheiro Bolonha
8- Engenheiro Guilherme Paiva, idem
9- Engenheiro Harry Nuding, idem

Imagens de Belém que hoje somente podem ser vislumbradas em fotografias...

Nenhum comentário: